Blog

O que é alergia?

As causas das alergias são variadas, bem como os sintomas e formas de tratamentos.

Com certeza você já ouviu falar de vários tipos de alergias, mas você sabe identificar com precisão a quais agentes tem sensibilidade? Muitas vezes, seguimos o senso comum sem perceber que estamos correndo perigo até mesmo de vida, pois é possível que a alergia intensifique a ponto do enfermo desenvolver o que é conhecido como reações anafiláticas.

Uma reação alérgica vai muito além de espirros e olhos lacrimejando. No pior dos casos, existem reações mais graves e letais que não identificamos facilmente.

A alergia é uma resposta exagerada contra um alérgeno, que pode estar presente em, por exemplo, poeira, polens, ácaros, fungos, alimentos, medicamentos, vacinas, pelos de animais, entre outros agentes. Ela é uma reação de hipersensibilidade que costuma afetar, geralmente, indivíduos atópicos, ou seja, pessoas que já possuem tendência genética para desenvolver doenças do gênero.

Em geral, a alergia ocorre devido a produção de anticorpos denominados IgE contra as substâncias que o organismo considera estranhas e prejudiciais à nossa saúde. Uma vez que os alérgenos são inalados, deglutidos ou tocados, o sistema de defesa entra em ação na mesma hora para combater e por isso temos reações alérgicas.

O papel do médico alergista e imunologista

O médico alergista e imunologista atua exatamente nessa área, para assegurar um diagnóstico e tratamento adequado para sua alergia. Para realizar o diagnóstico corretamente o profissional realizará exames apropriadamente e considerará seu histórico clínico.

Com base na reação alérgica identificada, o especialista vai prescrever o melhor tratamento para que o paciente consiga viver normalmente. Agora que você conhece um pouco mais sobre a quem recorrer, descubra um pouco mais sobre como a alergia é causada.

Alergia é hereditária?

Geralmente, a alergia é herdada dos pais. Por isso, a incidência é maior em filhos de pais alérgicos. Se apenas um pai possui alergia, a chance da criança desenvolver é de aproximadamente 30%, mas se os dois pais são alérgicos, a probabilidade aumenta para 80%. Entre as alergias respiratórias, a rinite é a mais frequente e atinge cerca de 30% da população mundial.

o-que-e-alergia

Para saber mais sobre os sintomas e tratamentos, clique no botão abaixo:

Voltar