A alergia alimentar ocorre quando o sistema imunológico de um indivíduo reage às proteínas de um determinado alimento. Os sintomas podem ocorrer após o alérgico consumir mesmo pequenas quantidades do alimento.
A reação mais comum na alergia é a urticária, que são placas vermelhas na pele que coçam muito. Alguns pacientes podem ter tosse, chio no peito, dificuldade de respirar, náusea, vômitos, diarreia, dor abdominal, inchaço nos lábios, na boca e na garganta. Os sintomas podem ser semelhantes a reações alérgicas de picadas de insetos e até mesmo de determinados medicamentos, podendo ser difícil percebermos inicialmente, ou mesmo podemos achar que temos intolerância e não alergia.
Para entendermos corretamente do que se trata, o médico alergista deve ser consultado e ele poderá inclusive auxiliá-lo a diferenciar a intolerância alimentar da alergia alimentar, dúvida essa bem recorrente nos pacientes.
Para saber mais sobre tratamentos, o diagnóstico requer uma avaliação detalhada do problema. Os testes alérgicos de contato podem determinar a qual alimento o paciente tem alergia. Um médico alergista e imunologista é o profissional mais qualificado para diagnosticar a alergia alimentar.