Você sabia que todos os medicamentos possuem algum efeito colateral e que cerca de 5% a 10% das reações adversas aos medicamentos são alérgicas?
A alergia pode se manifestar tanto com medicamentos como com vacinas, podendo evoluir para reação anafilática. Antibióticos, como penicilina, cefalosporinas e sulfas, anticonvulsivantes, como fenitoína, e algumas medicações usadas em anestesia são as causas mais comuns.
Uma alergia ocorre quando um sistema imune responde a uma proteína de uma substância considerada estranha ao organismo. A maioria das reações ocorre dentro de 1 hora após a ingestão da medicação; mas em 20% dos casos, a reação pode ocorrer algumas horas depois. As reações mais comuns são manifestadas por urticária e até por anafilaxia. Na reação anafilática, o paciente sente calor, coceira no corpo, urticária, inchaço na garganta, chio no peito falta de ar e queda da pressão arterial, náusea, vomito e cólica abdominal. Esses sintomas requerem tratamento de emergência, incluindo injeção de adrenalina.
Para melhor ser diagnosticado, é muito importante informar ao médico sobre qualquer reação adversa à medicação. Se você suspeita que desenvolveu uma reação ao usar a medicação, o especialista alergista e imunologista deverá ser avisado para que ele possa avaliar e determinar se é uma reação alérgica à medicação.