A asma é uma doença inflamatória crônica dos brônquios causada por alergia. Na crise, os brônquios inflamados se fecham e dificultam a passagem do ar para dentro dos pulmões. A falta de ar e os outros sintomas pioram e podem levar o paciente ao risco de vida. A crise pode ser grave, se não for tratada adequadamente.
Os principais sintomas são: tosse, dificuldade para respirar, crises de falta de ar, chio no peito, sensação de cansaço, sensação de aperto no peito e dificuldade de falar longas frases.
As pessoas com asma não controlada podem ter prejuízos físicos e psicológicos com limitações para atividades esportivas, sociais, menor rendimento escolar, no trabalho e distúrbios do sono. O diagnóstico é feito com base no histórico clínico e com auxílio de alguns exames complementares, tais como provas de função pulmonar (Espirometria).
A melhor forma de tratamento é com medicamentos para o controle dos sintomas e controlar a inflamação dos brônquios. Por ser uma doença inflamatória crônica, o tratamento de manutenção é fundamental para evitar as crises.
O contato constante com seu médico alergista e imunologista e a prescrição da medicação ideal podem ser decisivos para a melhora da asma.